terça-feira, 27 de setembro de 2011

Torcidas Organizadas


Quando falamos de torcidas organizadas, ou até mesmo de estádios de futebol, a primeira coisa que pensamos: confusão.
Conforme o tempo passou ir ao estádio de futebol passou a não ser mais tão prazeroso assim, tudo isso devido a grande jogada da mídia, muitas vezes colocando medo nas pessoas, antes mesmo delas pensarem em como as coisas poderiam ser se não fosse essa pressão psicológica que o mundo globalizado impõe.
Sinônimo de torcida organizada ultimamente anda sendo brigas, o que não é bem assim. Torcida organizada está em todo lugar, um show de música por exemplo, não deixa de ser uma torcida organizada, todos vibram e aplaudem, não é tão familiar quanto um estádio de futebol?
Vários questionamentos me passam pela cabeça a partir do momento que começamos a criticar sem ao menos saber como funciona, como é estar nesse meio? quantas histórias um(a) senhor(a) que tem amor pelo seu time não deve ter pra contar? Estar em grupo nos da uma autoconfiança maior, porém existe uma grande diferença, lá dentro a união sempre vai fazer a força e a vontade! E fora do estádio qual é o momento que eu caio na real e vejo que brigar pelo meu time só vai prejudicar a mim e ninguém além de mim?
Suponhamos que você vá em um jogo qualquer e você não torce pra time algum, a sensação de estar num lugar onde todo mundo está torcendo, todos vibrando de uma forma extremamente contagiante, onde na vida que você vai encontrar uma sintonia maior que a de uma torcida organizada, temos de doutrinar nossos conhecimentos tendo em vista que uma torcida
não é uma máfia, ou até mesmo uma gangue de bandidos, uma torcida é muito mais, é você entrar em contato com todos involuntariamente.
Percebe o que eu estou querendo passar? Se divertir nunca foi crime, nunca machucou ninguém.
Entretanto vivemos numa sociedade que têm suas próprias teorias, seus princípios e suas prioridades. Será que a crítica de que fazer parte de uma torcida organizada te faz melhor ou pior que qualquer outro cidadão? Até que ponto o meu time vai pensar em mim?
Temos mil questionamentos, posso fazer uma lista de perguntas por aqui, mas acho que não vale a pena. Somos apenas um membro de uma torcida qualquer, independente de time.
Nada disso quer dizer que você não pode chorar quando seu time perde, ou muito feliz quando ele vence. Nada disso impede você de fazer parte de uma galera que agita, que faz teu corpo inteiro suar, que te dá vontade de gritar, de mostrar que você tá ali, que você faz parte de um grupo também.

- Douglas Lenon

Nenhum comentário:

Postar um comentário